top of page

Encontro | Espinosa e Vigotski: aproximações entre infância, arte e educação

Data: 20/08/2024

Local: Online

Encontro Espinosa e Vigotski: aproximações entre infância, arte e educação Mesa 01 As recentes traduções da obra de Vigotski e a centralidade do monismo Espinosano: a arte, a criação e o desenvolvimento humano Profa. Dra. Daniele Nunes H. Silva Universidade de Brasília - UnB Alegria e Aprendizagem na Infância: Um diálogo entre Espinosa e Vigotski Profa. Dra. Fátima Bertini Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB Mediador Prof. Dr. Fernando Bonadia de Oliveira Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Organizadora Profa. Dra. Lavínia Lopes Salomão Magiolino Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Data: 20/08/2024 Horário: 14:00 h.

O corpo na brincadeira

Data: 19/08/2022

Local: Online

Aula pública do Curso de Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica, fruto de uma parceria público-público desenvolvida pela Escola de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SECTI) e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ).

Brincadeira, imaginação e processos criadores no

Data: 28/05/2021

Local: Online

Palestrante: Profª. Drª. Daniele Nunes Henrique Silva Graduada em bacharel e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Titulou-se em Mestre em Psicologia da Educação, no ano de 1998, e no Doutorado em Educação, no ano de 2006, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2015, fez seu Estágio de Pós-Doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, no Programa de Psicologia Social). É Professora Associada 1, do quadro permanente da Universidade de Brasilia (UNB). Está vinculada como professora colaboradora ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/UNICAMP) e do Núcleo de pesquisa dialética exclusão/inclusão social (NEXIN/PUC-SP). Membro também do GT Psicologia sócio-histórica e a desigualdade social e o contexto brasileiro (ANPEPP). Atua no desenvolvimento de duas linhas investigativas, a saber: 1) Diferença, cultura e alteridade: investigação de trajetórias não-hegemônicas de desenvolvimento; 2) Imaginação e processos criativos no desenvolvimento humano. O eixo transversal das linhas investigativas é a vivência (perejivanie) na formação dramática do psiquismo, sua dimensão est/ética e política. Tem publicado diversos artigos e livros no campo da Psicologia e da Educação em periódicos de referência nacional e internacional. Organizou recentemente o livro "Vygotsky and Marx: towards a marxist psychology", pela Francis & Taylor - selo Routledge. Experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, Cultura e Arte com ênfase investigativa na perspectiva histórico-cultural. Atualmente, atua como professora visitante na Universidade de Genebra (UNIGE, Section des sciences de l`éducation). Mediadora: Profª. Mª. Stela de Miranda Sou Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade, Mestra e Estudante de Doutorado em Educação. Cercada de crianças por todos os lados, tenho atuado como professora de Educação Infantil, Educação Precoce e Sala de Recursos Multifuncionais. Também como gestora pedagógica de instituições parceiras de Educação Infantil, na formação de docentes da Educação Infantil, redatora do currículo de Educação Infantil da SEEDF. Sou tia de um menino e de uma menina. Sou membro do comitê gestor do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal (FEIDF), participante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) e pesquisadora do Grupo Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto (CNPq/UnB) e do Círculo Vigotskiano – Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural. Amo: literatura, música e cinema; histórias, do mar e de sereias; brilho, de lua e estrelas; risos, lírios; barulho de chuva e cheiro de mato.

De brincante a empreendedor: a captura das emoções na educação das crianças

Data: 19/10/2020

Local: Online

Na nossa 18a Hora da Brincada teremos como convidadas: Daniele Nunes Henrique Silva - Universidade de Brasília- Instituto de Psicologia/PED Lavínia Magiolino - Faculdade de Educação / Unicamp Artigo mencionado durante a live: O brutalismo vai à escola - Por Carolina Catini: https://blogdaboitempo.com.br/2020/09/13/o-brutalismo-vai-a-escola/
bottom of page